quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resumo da vida e obra


 Quando se fala em romantismo o autor que vem primeiro em mente é o esplêndido Álvares de Azevedo, embora não tenha sido ele o introdutor dessa escola literária aqui no Brasil. Bem, irei agora tentar resumir essa grande obra que foi a vida de Manuel Antônio Álvares de Azevedo.   Álvares foi um magnífico representante da segunda geração do romantismo (também conhecida como ultra-romântica, mal do século e byroniana) ,além de grande escritor foi também, contista, dramaturgo, poeta e ensaísta, em suas obras predominam os sentimentos caracterizados como “trash” são eles o pessimismo, o tédio e a melancolia. Também encontramos o senso de mistério, o escapismo (um modo de se esquivar da vida real e ir para o mundo imaginário), idealização da mulher (sempre oscilando, ora comparada com a ingenuidade, pureza e a inocência de um anjo, ora comparada a vulgaridade, sensualidade e luxúria de uma prostituta), humor negro e  egocentrismo. Essa geração de Álvares foi fortemente influenciada pelo poeta inglês Lord Byron conhecido pelo seu comportamento extravagante, boêmio e critico, por essa tal influencia que essa geração também é chamada de byroniana. Álvares também recebeu influencias de Musset que foi uma parte adocicada de Byron. As obras de Álvares foram publicadas postumamente, além de poesias ele escreveu contos (A noite na taverna), romance (livro de Fra Gondicário), teatro (Macário), ele também escreveu algumas cartas e ensaios e traduziu para o português o poema Parisina,de Lord Byron, e o quinto de Otelo, de William Shakespeare. Teve como principal obra as suas poesias que estão juntas em um livro: Lira dos vinte anos. Essa obra foi dividida em três partes. A primeira parte sonhadora e extremamente sentimental, com o seu tema amor e morte (muito desejada e ao mesmo tempo temida, como explicita na obra), a face Ariel. A segunda parte apresenta um romantismo irônico e sarcástico, mas ainda sim tratando do tema amor e morte só que agora um toque de obscuridade, a face Caliban. E por fim, a terceira parte, incompleta, da obra é uma continuidade da poesia sonhadora e sentimentalista da primeira.
                                                                                                         Karolinne Palacin.



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